Sempre há um lado bom!


Bem, estamos completando 100 anos que nossos antepassados imigraram ao Brasil.

Japoneses loucos, corajosos ou desesperados?

Acho que tudo isso, eram tempos difíceis!

Nós, também, fizemos nossas loucuras, alguns por coragem, outros por desespero, sempre querendo que fosse por menor tempo possível! E muitos dólares em nossos bolsos.

É para muitos de nós, foram só sonhos, para outros um duro início, para todos, lição de vida! 100 anos de imigração japonesa. Uns 20 poucos anos de movimento "dekasegi" ou em português "decassegui"! Ah! Detesto esse termo, decassegui é terrível, pejorativo, é o mesmo que retirantes! Mas somos classificados assim.

Viver no Japão, é viver em outro mundo, claro que hoje, mais próximo do mundo real, mas aprende-se tanto com o amor, quanto com o ódio, que sentimos por esse país, o Japão é contrastante com o tudo que aprendemos a ser aí no Brasil. São tantos olhos e tantos dedos a apontar nossos erros, que no começo, somos como os adolescentes, nos rebelamos, urramos, gritamos, tapamos nossos ouvidos, e criticamos tudo, aos poucos, já cansados, desanimamos, deprimidos nos fechamos, e aí vem a reflexão.... Isso é um processo demorado! Doloroso, quase enlouquecedor!!!

Então, começamos a procurar pontos positivos, sim, no fundo, sabemos que voltar não é a solução, neste momento, vem aquele conselho, aguenta mais um pouco, falta pagar terreno, falta a faculdade dos filhos, falta o sonho,falta....falta... é, sempre falta!

Achamos forças, dentro do mais profundo desejo de ir embora, para ficar! Para continuar!

Continuar é primordial, para a sobrevivência dos sonhos, dos projetos, de quem amamos, de nossos porto seguro!

E nesse instante, descobrimos o Japão! Com todos os seus defeitos, esquisitisses, contrastes, mas ótimo, no contexto geral, casas pequenas, mas seguras, muito trabalho, mas salários dígnos, e modernidade junto ao antigo,idéias novas com idéias arcaico, preconceito, mas direitos, justiça, leis e tantas outras qualidades que acabamos por inserir costumes, manias, comidas.... em nosso cotídiano.

E então voltar, não é mais uma prioridade, é uma opção, as vezes, tão remota e muito pouco cogitada!

Criamos raízes tão profundas, que temos receio, medo de voltar!

Voltar ao Brasil e acabar descobrindo que "ajaponesamos"! Dá medo de sentir falta das esquisitisses, dos contrastes, do jeito japonês.... das coisas dessa terra... saudade de casa!


Comentários

Postagens mais visitadas