Comer para viver.... ou Viver para comer...
Em agosto escrevi uma matéria para a revista Folhae daqui do Japão sobre alimentos que contribuem para uma vida saúdável e que retardam os efeitos do tempo, eu digo, sinceramente, que as vezes quando ligo a TV, em alguns programas que tratam desse assunto, fico arrepiada ao escutar conselhos de algumas pessoas radicais, do tipo beber bebidas alcoolicas é proibido, ou do tipo é prejudicial a saúde ou comer carne vermelha faz mal, a melhor alimentação é a base de só vegetais e assim por diante....Sempre deixo bem claro que sou terminantemente contra qualquer dieta restritiva a não ser que haja alguma doença que o impeçam de ingerir esse ou aquele alimento.
Para muita gente que aprecia um bom prato, esse papo todo só ajuda a desistir, de qualquer dieta, sem mesmo tentar algo para melhorar seu estilo de vida, por puro medo de ter uma vida sadia mas sem graça, sem prazeres.
Escuto muito que a comida japonesa é mais sadia em relação a comida brasileira que os hábitos japoneses são melhores e coisas de tipo, e discordo completamente, sadio é o peixe, a soja mas o que dizer do tempura ou o tonkatsu, e do beef de kobe e etc, eles são tão calóricos quanto a nossa coxinha, a picanha, o torresminho, alem do mais aqui bebe-se muito álcool e o fuma-se muito e dorme-se pouco, o resto é pura ilusão ou marketing de imagem.
A verdade é que não há um país com alimentação 100% correta, há alimentos ricos e costumes que ajudam a boa manutenção do corpo.
O ideal é reconhecer que todo alimento tem sua função em nossa vida e podemos comer de tudo, desde que aprendamos a dividir em porções corretas de cada alimento e mesclar carboidratos, proteinas, fibras ....horários e frequência em que nos servimos deles.
E saber o que é bom para boa manutenção dessa tão sofrida máquina, que é nosso corpo, já é um bom caminho, por isso aqui vai na integra a matéria que escrevi e as receitas que estou sugerindo:
A beleza começa de dentro para fora!
“Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”, essa antiga expressão se referia a pessoa de má índole, mau caráter, pessoa falsa. Mas quando falamos em beleza e saúde, a expressão não daria certo, ninguém que por dentro for “pão bolorento” manterá por muito tempo a “bela viola” por fora!
Nunca se falou tanto em alimentação e corpo como nos dias atuais, o mundo globalizado, uniu informações, conceitos, quebrou tabus e está constantemente sendo reciclado.
São tantas informações, que uma simples refeição torna-se motivo de estudo e pesquisa, comer não é mais tão simples assim, deixou de ser só necessidade,
apetite e sabor. Tornou-se estilo, saúde e informação.
Difícil, não? Um pouco, mas para simplificar, basta seguir um pensamento básico, somos feitos da matéria que ingerimos, se nossa alimentação é cheia de gordura, essa gordura irá aparecer em todo nosso corpo, dos cabelos aos pés, não é só na barriga que ela se aloja, saí pelos poros de nossa pele, na oleosidade dos cabelos, na distribuição de celulites e etc. Só para se ter uma idéia do tamanho de nossa responsabilidade.
Quando temos um carro ou qualquer outro aparelho determinamos sua durabilidade conforme a forma que o utilizamos. Assim também, é nosso corpo, necessita de cuidados, não só com o que comemos, como respiramos e bebemos, tudo que entra, tudo que nutre nosso corpo, é fator determinante em relação ao tempo e saúde.
Absorção da pele é bem menor que a ingestão, quando comemos absorvemos muito mais do que quando aplicamos em nossa pela a mesma substancia.
O mel, as algas, aveia, pepino são comprovadamente ótimos quando aplicados na pele, melhor ainda se fizer parte de nossa alimentação.
Alguns alimentos contribuem mais para prevenir doenças e outros para manter por mais tempo nossa juventude, por isso, sou contra qualquer tipo de dieta de restritiva, o homem sempre comeu carne, legumes, cereais e frutas e deverá sempre manter esses itens em sua alimentação.
Moramos no Japão e temos acesso fácil para muitos alimentos que comprovadamente são ótimos para a saúde.
Muitos de nós já os adicionamos em nossa vida, mas outros por gosto ou preconceito ainda não.
Vou apresentar alguns desses alimentos que podem ser bons aliados nesta empreitada que é o Japão, e que podem contribuir para nos manter saudáveis, bonitos e jovens.
A soja é um alimento funcional, pois fornece nutrientes ao corpo, que trás benefícios diretos a saúde, aqui ela é muito usada, está no tofu, no nato, no shoyu, no eda mame e em vários outros produtos e derivados , ela é muito boa e eficaz, principalmente para as mulheres, num dos períodos mais delicados de nossa vida, a menopausa, os efeitos de ondas de calor deste período e a deficiência hormonal.
Há quem diga, que ela resolve tanto quando a reposição hormonal sintética, porem de forma natural sem o incomodo dos perigos que os hormônios sintéticos oferecem . A soja ajuda também na diminuição da pressão arterial. Associada a cerveja geladinha, alem de ser um petisco leve ajuda a abaixar o colesterol.
O Chá verde (banchá), nada mais é que folhas do pé da camélia, ou Camellia Sinensis, atua diretamente no sistema imunológico, prevenindo doenças como o câncer.
Também age diretamente acelerando o metabolismo, traduzindo quer dizer, é ótimo para quem quer perder peso, pois ajuda a queimar o excesso de gordura corporal, alem de um poderoso antioxidante, neutraliza os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce da célula, diminui o colesterol ruim ,fortalece as artérias e veias.
E muitas outras qualidades que ainda irão aparecer, pois há estudos em andamento, principalmente na utilização cosmética e terapêutica.
Só aí já há bons motivos para coloca-lo no nosso dia-a-dia, muitas vezes o seu gosto amargo, dificulta o consumo, procure comprar o tipo “新” (Shin) que são os de folhas bem novas, estes não são amargos e seu sabor é muito agradável.
Não beba antes de dormir pois há cafeína na composição do chá verde e isso pode tirar o sono.
O alho, presente em nossa culinária, este hábito brasileiro é muito saudável, pois ele previne o aparecimento de tumores, diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, alem de proteger o coração.
O Tomate é rico em licopeno, poderosa arma na prevenção do câncer de próstata.
A cenoura é rica em betacaroteno, ajuda na prevenção de doenças além de ajudar no bronzeado pois atua diretamente na melanina.
O Vinho mais que uma bebida é um alimento, antioxidante, diminui o aparecimento de câncer e doenças vasculares, um dos grandes segredos da beleza de Sophia Loren, atriz italiana e musa do passado, é beber um cálice de vinho tinto durante as refeições.
A Aveia é um cereal que pode ser um grande aliado aqui no Japão, considerando a nossa rotina de muitas horas de trabalho, ela é energética e rica em vitaminas B1, B2, B3 e E, minerais como cálcio, zinco, fósforo, magnésio, ferro e o enxofre. É um estimulante mental, atua em nossos neurônios, ativando as funções cerebrais, além de nutritiva ajuda a emagrecer, tem ação relaxante, contra o stress e o cansaço, ajuda a diminuir o nervosismo e a fadiga atuando diretamente no humor. Também é redutor de colesterol, fornece fibras que ajudam nas funções intestinais.
Se você tem um trabalho desgastante esse é um alimento que tem que estar na sua dieta.
A Banana é uma fruta que facilmente encontramos por aqui, há muitos mitos com relação a essa fruta, ela é rica em carboidratos fornece energia rápida, muito usada por pessoas que fazem musculação, e indicada para quem trabalha com serviços pesados, pois como já disse, fornece energia de forma rápida.
Indicada também para portadores de hipertensão.
Algumas pessoas devem comer banana com moderação, os diabéticos , os obesos e deficientes renais, pois ela faz com que nosso corpo produza mais insulina.
Se você não faz parte desse grupo, saiba que ela pode ajudar e muito as mulheres, ela atenua os efeitos da TPM, o que muitos namorados e maridos vão agradecer.
Para aqueles que de vez em quando extrapolam nas bebidinhas, ela também é ótima para encurtar os efeitos da ressaca.
E ainda ativa a produção de serotonina o que combate a depressão.
A gelatina, alegria das crianças, ela também pode ser a alegria para muitas mulheres, pois é o sinônimo de colágeno e pode ser consumida todos os dias nos sucos, sobremesas e grande variedade de pratos salgados e doces.
Ela ajuda enrijecer o corpo, dar mais elasticidade a pele, pois contem aminoácidos essências ao corpo, atuando contra a flacidez.
Ótima para a saúde, age na manutenção dos ossos, cartilagens, tendões e pele. Retarda o envelhecimento, pois ajuda na nutrição dos tecidos, mantendo a elasticidade e retardando as rugas.Deixa as unhas e cabelos mais fortes, além acelerar seu crescimento, como a gelatina atua diretamente na produção de colágeno, faz com que os cabelos fiquem mais brilhantes. Maravilhosa não?
Tem mais, a gelatina pode ajuda a diminuir o apetite se ingerida antes das refeições, é totalmente diet, não tem gordura em sua composição e é pobre em calorias.
O Mel, doce, maravilhoso, um dos mais antigos itens da cosmética e terapêutica, seus valores já foram difundidos, já de longa data, mas ele não figura tanto nas
nossas mesas. Por quê? Ele é bom para a pele, para saúde e para o corpo, é doce e fácil de ser comido. Porque então não ingerimos mais mel, acho que é uma questão de hábito e tradição, ele é pouco usado em nossa cultura culinária.
Ingerir mel diariamente é ótimo, ele tem ação bactericida, anti-séptica e cicatrizante, para nós descentes é um santo remédio, pois a raça nipônica como também a negra, tem deficiência na cicatrização, enquanto que em pessoas da raça branca, um pequeno ferimento não deixaria marcas, em nós ficará uma cicatriz.
O mel é rico em vitaminas B,C,D e alem dos minerais como ferro, fósforo, potássio, cobre e cálcio. É antioxidante, energético, previne infecções, um santo remédio para dores de garganta, gripes e constipação, regulador intestinal e facilita a digestão.
Alimento natural e completo, sem contra-indicação, sem prazo de validade, o mel não estraga,
Maravilhoso não? O mel ainda contribui para a beleza da pele e cabelo, pode ser ingerido ou aplicado diretamente. Os resultados são imediatos.
Ovos, há pouco tempo atrás era um vilão e quase foi banido das boas mesas, vamos e venhamos, ele é um dos alimentos que sempre está presente na mesa do brasileiro, indiferente de classe social e nível intelectual.
É um alimento saudável e que não deve ser retirado da dieta.
Ele é rico em proteínas e vitaminas, destacando a vitamina A, D, E, o grupo das vitaminas B, e minerais como o ferro, zinco e etc.
Ele é importante nos períodos de crescimento, na infância e adolescência e quando nosso organismo está com alguma carência de nutrientes, principalmente nós que temos um desgaste muito grande com longas horas de trabalho.
O ovo é um alimento completo, o mito do colesterol alto foi quebrado, e isso me
deixa mais confortável na recomendação desse alimento tão importante, sem medo, pode figurar suas refeições umas 4 a 5 vezes por semana.
Lógico que quando frito seu valor calórico sobe, então se quer perder peso, prepare de outras formas.
Como estamos falando de beleza, não podemos esquecer que um órgão tem uma função muito importante neste quesito, o nosso intestino, se ele não estiver funcionando bem, não vamos ter o resultado desejado nunca, pois a retenção, a famosa prisão de ventre intoxica nosso organismo e reflete em todo nosso corpo na saúde e na aparência, então comer alimentos que ajudem diretamente o funcionamento de nosso intestino é um dos itens indispensáveis.
O chamado intestino preguiçoso, coitadinho leva esse nome sem ter culpa, é um distúrbio causado pela alimentação errada.
Você sabe se seu está funcionando direitinho? Bem comemos 3 vezes por dia, isso quer dizer que devemos evacuar também 3 vezes ao dia, se você não consegue esta marca, e está em 2 vezes ao dia não está ruim, mas se for menos que isso, comece a se preocupar e movimente-se, mude isso!
O intestino é um órgão importantíssimo do sistema imunológico, que pouco lembramos, só pensamos nele quando há algum problema visível.
Quanto os intestinos não funcionam direito, os efeitos são: fadiga, unhas fracas, enxaqueca, celulite, alergias, cólicas, obesidade, baixa resistência a doenças, etc.
Temos que comer fibras para massagear e limpar nosso intestinos e promover a eliminação mais rápida.
Mais o que são fibras? São os esqueletos das verduras, a celulose dos cereais, como a casquinha do feijão, os cabinhos das folhas, as cascas das frutas como a uva, a maçã.
As fibras, não têm função de nutriente, mas é importante para ajudar na eliminação, é vassourinha que vem trazendo tudo que não precisamos dentro para fora.
Quando não comemos fibras, nossos intestinos ficam mais duros e por isso, mais difícil de eliminar tudo que foi consumido. Com o passar do tempo, os resíduos grudam nas paredes e a absorção de toxinas é inevitável, aí a barriga cresce e os problemas com a saúde também, e cada vez mais os intestinos funcionam menos.
Se você está se identificando com isso, cuidado, essas toxinas também causam alem de pequenas doenças, outras graves como o câncer.
Onde encontro as fibras? Como disse nas folhas e verduras, como couve, couve-flor, espinafre, etc. Nos cereais, nas frutas secas, nas cascas de frutas, nas frutas e nos legumes.
Algumas frutas ajudam no funcionamento do intestino como a ameixa seca, o mamão papaya, outras, tem ação adstringente como o abacaxi.
Outro aliado poderoso do intestino é o Iogurte, uma fonte maravilhosa de cálcio e proteínas. Ele regula a flora intestinal e combate distúrbios de funcionamento.
Com sabores e enriquecidos, há uma grande variedade nos supermercados, são baratos e podem ser consumidos diariamente.
No iogurte há vitaminas e bactérias lácteas benéficas a saúde , os lactobacillus, você já deve ter ouvido sobre isto. Essas mesmas bactérias combatem também o mau hálito.
O Iogurte é tão bom comendo como também aplicando na pele, pois ele amacia, aveluda e acalma a pele.
Ainda há mais um fator positivo para as mulheres, ele combate a osteoporose.
O iogurte desnatado, tipo diet, pode ajudar no tratamento da obesidade, se ingerido 3 vezes ao dia.
Falamos sobre vários alimentos saudáveis e fáceis de serem encontrados por aqui, cabe o bom senso e o gosto para que você formule uma refeição deliciosa e
dentro das suas necessidades e lógico visando o que você quer de resultado.
É interessante, um dos melhores exemplos de alimentação balanceada é o nosso arroz, feijão, carne e salada de todos os dias, que pode ser complementado por uma sobremesa a base de gelatina ou uma fruta, nesta refeição temos carboidratos, proteína, vitaminas, fibras e cereais. Use essa base e invente novas formas para suas refeições.
Este assunto é muito grande, há uma infinidade de informações, receitas que dariam para escrever, folhas e folhas, e eu adoraria, mas não dá, não é mesmo?
Mas, a beleza e saúde, é o resultado de um todo, que não pode ficar apenas na alimentação e cuidados com corpo, envolve espírito, fé, vida.
Acreditar, sentir e estar vivo!
Não há beleza, nem saúde que resista a pobreza de espírito, tudo começa no seu interior e no seu cérebro, aqui no Japão, longe de muitas referências que preencheram nossas vidas, às vezes nos perdemos, o amargo toma conta de toda nossa vida, como numa prisão, cárceres de pensamentos e atos que não nos ajuda e não ajuda nosso próximo.
É no conjunto de gentileza, de educação, de bons pensamentos, boa alimentação, paz e saúde, que se encontra a plenitude da beleza, vinda de dentro para fora.
Dou aulas há mais de 20 anos e sempre falo nas aulas, a seguinte reflexão:
"Pense que as frustrações, a raiva, o rancor, os sapos que engolimos, a inveja que sentimos, todos os pensamentos e sentimentos ruins que preenchem nossa mente, fossem pacotes de diversos tamanhos e formatos e todos muito pesados, você tem apenas duas mãos para carregar tudo, difícil para uma só pessoa, acho até que impossível, não?
Então largue tudo agora mesmo, sinta o alívio de estar sem nada nas mãos, livre para levar o que tem de melhor em você para todos."
Há uma lei universal que diz : “É dando que se recebe” então seguindo essa lei dê o melhor de você para as pessoas que cruzarem o seu caminho e não espere o melhor delas, porque se receber o pior de algumas, você terá que deixar ir sem arranha-lo, veja como uma pimenta, para dar sabor a vida, a pimenta arde, as vezes queima, mas também tempera e ensina.
Pense nisso!
Se quiser mais informações sobre este e outros assuntos de Gastronomia e Etiqueta Social, escreva para e-mail chef.mizinha@hotmail.com
Chef Mizinha
Receitas de hoje.
Vou dar algumas idéias fáceis para colocar em pratica o que vimos até agora.
Suco digestivo e adstringente (para o intestino)
1 xícara de abacaxi em cubos
Rodelas de gengibre (a gosto)
Suco de 1 limão
Folhas de hortelã a gosto
Bata tudo no liquidificador coe e beba.
Salada de moyashi (Fibras)
1 pacote de moyashi
2 pepinos c/ casca em tirinhas
2 cenouras s/ casca cortadas em tirinhas
Grãos de edamame cozido e sem cascas.
salsinha picada
cebola em tirinhas
tomatinhos cerejas cortadinhos ao meio
Sal e pimenta a gosto
Suco de limão
Azeite
Ferva água e coloque o moyashi, apague o fogo e aguarde 1 minuto, escorra e resfrie, junte o pepino, a cenoura, o edamame, a salsinha e a cebola, tempere com sal, pimenta, suco de limão e azeite. Misture e envolva tudo no tempero, distribua os tomates e sirva.
Frango assado com leite e iogurte (proteínas)
1 frango cortado em pedaços (se preferir, retire a pele)
Sal e pimenta a gosto
1 colher de shoyu
4 dentes de alho picadinhos ou amassados
1 pitada de páprica (opcional)
3 a 4 folhinhas de manjericão picado
salsinha picadinha a gosto
1 pote de iogurte sem sabor
200 ml de leite
1 cebola cortada a Juliana (tirinhas)
100 ml de vinho branco ou sake
Tempere o frango com o sal, pimenta, shoyu, alho, páprica, o manjericão e o vinho. Distribua em um refratário e deixe descansar no tempero por 1 hora.
Na hora de assar, coloque o leite e leve ao forno, coberto com um papel alumínio,
Asse por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja cozido, retire o papel alumínio e acrescente o iogurte e a salsa, misture, ajeite os pedaços coloque novamente no forno por mais 10 minutos ou até corar. Sirva com arroz branco.
Gelatina de Morangos com iogurte e chocolate (colágeno)
4 potinhos de iogurte de morango
1 caixinha de gelatina de morango
1 xícara de morangos frescos cortados
300ml de leite
1 colher de sopa de amido de milho (maisena)
3 a 4 colheres de sopa de chocolate em pó
3 a 4 colheres de sopa de mel (Caso não goste de mel substitua por açucar)
Em uma panela dissolva no leite o chocolate, mel ou açúcar e o amido de milho, prove e se quiser mais doce adicione mais mel ou açucar. Coloque no fogo e deixe engrossar, faça um mingau. Coloque em uma forma ou um refratário e deixe esfriar, leve a geladeira por 1 hora.
Enquanto isso, dissolva a gelatina em 250ml de água fervente, deixe esfriar um pouco. Misture o iogurte a gelatina, acrescente os pedaços de morango e despeje tudo sobre o mingau de chocolate, leve a geladeira por 4 horas. Você pode fazer esta receita substituindo o sabor das frutas.
Comentários
Postar um comentário