Comida Bizarra




Fui a um sushiya popular, daqueles que os pratinhos de sushis passam em uma esteira a frente do cliente, e o próprio cliente retira o prato com o sushi de sua preferência e vai empilhando os pratinhos ao seu lado, a pilha pratos é para saber o valor da conta!
Minha filha estava louca para ir num desses, só para ver qual é o“barato” de retirar os pratinhos em movimento. Nada de especial, estes não são Sushiyas em que o sushi man prepara sushis, frente aos olhos do cliente, este que fomos seria um Macdonald do sushi, bem a moda fast food, o cliente entra, come e sai rapidinho.
Mas um dos pratinhos que passou a minha frente chamou atenção, foi o sushi de kujira ou melhor sushi de baleia.
Na hora fiquei chocada por muitos fatores, primeiro que eu estava num sushiya popular, barato, segundo pelo fato de se tratar de um animal que é protegido internacionalmente, e o Japão continuar persistindo na pesca criminosa sem um pingo de constrangimento, terceiro o sushi de baleia estava muito barato, mais até que alguns cortes de maguro (atum), de ver como a carne de baleia estava sendo comercializada, tão desvalorizada, de imaginar que por tão pouco ainda se pesca, desagradando outros países mentindo que a pesca é para finalidades ciêntífica, o Japão continua retirando dos mares baleias, e as colocando em sushiyas populares, nas prateleiras dos supermercados, no comercio barato, se a carne de baleia é tão barata assim, porque continuar a pesca, há tantos outros produtos que substituiriam sem problema algum.
Acho que aí entra o capricho camuflado em tradição, dizer que é tradição o consumo de baleias e golfinhos são mais mentiras, a população jovem não quer essas iguarias bizarras em seu cardápio, acredito que muitos jamais provaram, quem se alimenta delas são os egos de empresários sem escrúpulos, apoiados por lobistas dentro do governo, e quando se entra nesses caminhos....
Como todos sabem, o Japão é famoso pela tradição e a modernidade, quem será que irá vencer esta questão o moderno ou a tradição?
Espero que o moderno vença, e essa bizarra tradição de comer baleias e golfinhos transformem-se em lendas! E que a Austrália continue sendo uma pedra no arpão dos navios japonês!
Viva a Austrália!

Comentários

  1. OI Mizinha eu moro no japao e frequento muito sushiya e concordo com sua opiniaõ sou casada com japones e meu marido nao come carne de kudira mas adora carne de cavalo eu ja tive varios ataque de pit pra ele largar esse vicio mas ele aprendeu desde pequeno e´dificil colocar na cabeça desse pra parar na minha opiniao enquanto tiver pessoas comendo sempre estarao ha venda no mercado.Ave égua...

    ResponderExcluir
  2. É verdade, quando é cultura de um país comer determinados alimentos, é mais difícil, como mudar um hábito quando crescemos acreditando ser certo?... espero que essa compreenção seja rápida como a informação está rápida
    nesse mundo globalizado...hoje já se conseguiu fazer que pescadores deixassem de comer tartarugas no Brasil, ele agora ajudam a preservar!
    Quem sabe o Japão na vá nessa direção... Deus nos ajude!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas