Errar é humano! .....Aprender com o erro, é Divino!


Sempre vem a frase "errar é humano é, persistir no erro é burrice"
Mas é mais fácil e comum, persistir, porque muitas vezes não são erros, ou ainda, muitas vezes, queremos acreditar que não são erros!
Envolve muito mais que simples erros, envolve um sistema complexo de aprendizado, é assim, se não aprendemos, repetimos de ano... ou algo parecido.
Aqui em Tóquio, há uma linha de trem que é circular, é linha Yamanote sen, uma vez uma amiga de minha mãe estava estava vindo do Brasil, ela é japonesa, mas morava no Brasil há muitos anos, e como ela falava e lia muito bem o japonês, meus pais explicaram a ela qual era o trajeto de trem para chegar até a casa deles, que consistia em pegar a Yamanote sen até a estação de Shinagawa e ali trocar para uma outra linha de trem até a estação próxima da casa deles, não sei porque, a troca de trens não foi bem entendida por essa amiga, que pegou a Yamanote sen, e ficou circulando por horas e horas, um dia inteiro....sem entender o porque tantas estações tinham os mesmo nomes naquela linha, somente a noite ela chegou a casa de meus pais, que depois de falar o que havia acontecido todos nós mal conseguiamos respirar de tanto rir.
Eu acho que a vida é como a Yamanote sen, cíclica, repetitiva, até que aprendamos o que ela nos quer ensinar, aí podemos trocar de linha, para novamente aprender...
Observe, quantas coisas se repetem em sua vida, ás vezes com outra roupagem, com outras pessoas, mas na essência é mesma coisas, são as mesmas lições, é nesse momento que é necessário parar, pensar e entender a mensagem, sabe aquele negócio "captei a vossa mensagem, amado mestre!" e torcer para ter realmente captado, porque senão.... ela volta!
Então aí entra a minha reflexão: "Errar é humano! Aprender com o erro, é Divino!

Comentários

Postagens mais visitadas